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BBTS assume monitoramento dos processos judiciais do Banco do Brasil 

Postado em: 4 de outubro de 2024

Ferramenta de interoperabilidade jurídica monitora movimentações processuais do BB e subsidiárias em tribunais de todo o país 

A BB Tecnologia e Serviços firmou contrato de prestação de serviços de interoperabilidade jurídica no último mês de julho para acompanhar as comunicações processuais entre o Banco do Brasil e os sistemas dos tribunais de Justiça de todas as esferas e órgãos administrativos em todo o país. O contrato no valor global de R$ 21,6 milhões tem vigência prevista pelo prazo de cinco anos.

Pelo acordo, a BBTS será responsável pelo monitoramento dos processos (petições iniciais, atualização processual, citações, intimações e notificações recursos) de interesse do BB e suas subsidiárias, além das decisões em que o BB não figura como parte do processo, mas em que tenha sido mencionado em ofícios e alvarás com obrigação de fazer.

A empresa captura as trocas de informações processuais nos sistemas dos Tribunais conveniados ao Banco do Brasil e faz a análise do consumo de dados e documentos de comunicações processuais via API (Application Programming Interface) disponíveis nos sistemas de diários e domicílios eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O monitoramento também abrange o Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), sistema criado pelo CNJ para padronizar o intercâmbio de informações de processos judiciais entre os órgãos de administração de Justiça. Só no mês de setembro foram enviadas 120 mil comunicações com os recorte de notificação, intimação e citação em que há envolvimento do Banco do Brasil como parte do processo ou obrigação de fazer. 

O contrato com a Diretoria Jurídica do BB é um dos maiores desafios já enfrentados até aqui pela plataforma Hiveplace, a parceria público-privada em operação desde 2021 entre a BBTS e a empresa Skill Tecnologia para atuar com serviços de troca de dados entre sistemas heterogêneos (interoperabilidade).

“Passamos a atuar num universo novo e de escopo bem diferente dos que já havíamos criados até agora. Começamos a rodar o serviço simultaneamente com as adaptações, melhorias e avaliação de impactos para ajuste do contrato em período de transição de apenas seis meses para a vidada definitiva de chave”, explica o superintendente de Interoperabilidade da BBTS, Cloves Henrique Nogueira.

Após o tratamento das informações capturadas via monitoração, a plataforma Hiveplace entregas os dados, também via API, para as esteiras de tratamento disponíveis nos sistemas do Banco do Brasil. Um processo novo, chamado de petição inicial no jargão jurídico, tem destinação diferente de outro que tenha sido cadastrado pelo BB em atualizações anteriores.

Para os casos petições iniciais, a BBTS se compromete a efetivar seu cadastro no Portal Jurídico do Banco do Brasil, com a inclusão de toda documentação disponível sobre o processo.

Umas das dificuldades previstas no contrato resultam do fato de que os diversos tribunais de Justiça têm níveis de diferentes de maturidades tecnológicas e estágios não padronizados de implementação dos seus modelos de interoperabilidade.

As equipes da BBTS têm atuado em regime de contingência para assumir o monitoramento dos processos do BB, que era realizado por outro prestador de serviço. A fase de transição é de seis meses, mas, até lá, é preciso período em que o serviço já está rodando e passa por melhorias adaptações e refinamento antes da virada de chave definitiva.

O carro-chefe da BBTS em interoperabilidade são as aplicações onboarding criadas pela plataforma Hiveplace para o Banco do Brasil, especialmente para a validação de integridade e confiabilidade nas aberturas de conta dos canais físicos e digitais. O Hiveplace atua em fraudes evitadas no ecossistema de operação do Banco do Banco por meio da checagem de toda documentação entregue pelo cliente.

Essa documentação é enviada pelo BB para a plataforma, que processa tudo em questão de segundos para checar a integridade e confiabilidade das informações. Outra solução que começa a se destacar é a Prova de Vida que verifica os dados de uma pessoa ou empresa, com contrato em operação para confirmação da vivacidade de aposentados e pensionistas com a Previdência do Estado da Bahia.

A BB Tecnologia e Serviços é empresa sob controle integral do Banco do Brasil com atuação em soluções de assistência para terminais de autoatendimento, segurança bancária e câmera inteligentes, centrais de autoatendimento para help desk e cobrança bancária.

A BBTS chega ao seu cinquentenário em 2024 e sua trajetória se confunde com a história da tecnologia no Brasil. Fundada em 1974 com o nome de Cobra – Computadores e Sistemas Brasileiros, a empresa contribuiu para a implantação no país de uma indústria de informática e foi a responsável pelo primeiro computador genuinamente nacional desde sua concepção até a produção.


Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços

Contato: Luís Cláudio Guedes | (61) 9 8168-1820 | [email protected]

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