Postado em: 27 de agosto de 2024
A BB Tecnologia e Serviços (BBTS) quer ser o canal parceiro para a distribuição de fatia R$ 30 bilhões do crédito rural do Banco do Brasil até o final deste ano, incremento setes vezes superior ao valor consolidado durante o ano de 2023. O foco da empresa está na agricultura familiar, pequenos e médios produtores de municípios do país onde a atuação do sistema de crédito cooperativo é mais presente e onde não há atendimento local por agências do BB.
Empresa do conglomerado Banco do Brasil, a BBTS está presente em mais de 3.000 municípios em todo país, com rede de correspondentes bancários para o agronegócio formada por mais de 2.000 parceiros ativos e já atende mais de 40 mil produtores rurais. São esses correspondentes que operam a captação das operações sob supervisão da controlada do BB, com atendimento a mais de 40 mil produtores rurais até julho/2024.
A operação de gestão dos correspondentes da BBTS no agro ganhou tração ao longo deste ano em alinhamento estratégico com o BB, o principal parceiro do agronegócio brasileiro. Foram R$ 15 bilhões em desembolsos por meio da rede conveniada entre os meses de janeiro e julho de 2024. Esses números consolidam a empresa como a maior gestora de rede de correspondentes bancários para agronegócios do Brasil.
Para expandir sua presença no agronegócio e consolidar seu papel de principal parceiro do Banco do Brasil para o crédito rural, a BBTS aposta na participação em feiras agropecuárias de pequenos e médios municípios que não integram o circuito nacional de feiras do BB. A empresa quer solidificar sua marca com estandes próprios nos eventos do agronegócio e expandir a carteira de parceiros substabelecidos com a divulgação dos produtos sob sua gestão.
Suprir a demanda por crédito em regiões e municípios desbancarizados e atuar como complemento da rede de atendimento do Banco do Brasil é a proposta estratégica da gestão de rede de correspondentes bancários da BBTS. “A atuação da empresa na gestão de soluções para o agronegócio, explica Pacheco é subsidiária ao trabalho do Banco do Brasil. O agronegócio segue como motor da economia brasileira, por isso esse significativo crescimento da nossa carteira em 2024 mostra que estamos no caminho certo e que temos expertise para consolidar essa atuação e contribuir para que o BB mantenha a liderança folgada nesse mercado”, diz Gustavo Pacheco, presidente da BBTS.
O foco da empresa, diz Pacheco, é levar capacitação e apoio operacional para contribuir com a originação de negócios do crédito rural do Banco do Brasil. “Nossas equipes levam suporte especializado e orientações aos correspondentes sobre a contratação de operações da agricultura familiar, as condições das linhas de crédito e os processos para internalização das demandas nos sistemas do BB”.
Ao longo do mês de agosto, a empresa montou seus estandes nas feiras das cidades mineiras de Divinópolis (Agroeste 2024) e da Feira Agropecuária de Unaí (Agrotech 2024). Na Bahia, a BBTS esteve presente na Feira da Agricultura Familiar (FEAF) de Caculé, Exposição Agropecuária de Itanhém (Exponhém) e da jornada Agosto do Crédito, em Lauro de Freitas), além da Agrosudeste 2024, em Silvânia, Goiás.
A rede substabelecida da BBTS oferece linhas para o custeio agropecuário, Pronaf Custeio e Pronaf Mais Alimentos. Além do crédito rural, a rede credenciada comercializa cotas de consórcios, seguro rural e crédito para pessoas físicas do portfólio do BB.
A BBTS não oferta crédito rural diretamente aos clientes do Banco do Brasil. Os gerentes da empresa dão suporte comercial e atuam na expansão da rede substabelecida, com atuação na prospecção de agentes com o melhor perfil para oferecer o crédito rural em todo o país e intermediação entre o Banco do Brasil e os correspondentes credenciados.
Essas equipes conduzem as estratégias de venda junto à rede substabelecida, gerenciam processos e acompanham os resultados dos correspondentes vinculados à sua carteira para manutenção da adimplência, buscar oportunidades e novas parcerias.
A BB Tecnologia e Serviços é empresa sob controle integral do Banco do Brasil com atuação em soluções de assistência para terminais de autoatendimento, segurança bancária e câmera inteligentes, centrais de autoatendimento para help desk e cobrança bancária.
A BBTS chega ao seu cinquentenário em 2024 e sua trajetória se confunde com a história da tecnologia no Brasil. Fundada em 1974 com o nome de Cobra – Computadores e Sistemas Brasileiros, a empresa contribuiu para a implantação no país de uma indústria de informática e foi a responsável pelo primeiro computador genuinamente nacional desde sua concepção até a produção.
Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Contato:
Luís Cláudio Guedes
61 98168.1820
[email protected]
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543
Compartilhe: