Postado em: 4 de fevereiro de 2022
Ao longo dos últimos anos várias inovações surgiram na área tecnológica, robustecendo a importância de recursos já estabelecidos, como a Internet, e colocando outros em foco, como a segurança cibernética, plataformas em nuvem, inteligência artificial e diversas outras, que permaneceram em ascensão em 2021.
A pandemia incentivou a aceleração da transformação digital e as consequências disso continuarão a permear todos os setores da economia pelos próximos anos. As empresas foram obrigadas a se adaptar a diversas mudanças e a tecnologia acompanhou todas essas transformações – a telemedicina, as compras online e o home office, são exemplos disso.
Empresas que estão antenadas aos novos recursos do mercado e marcham em direção à inovação digital têm um grande diferencial competitivo em comparação com as demais companhias. Por isso, todos os anos, o Gartner identifica tendências tecnológicas críticas para os negócios. Para 2022, a lista conta com 12 tendências estratégicas que viabilizarão crescimento, digitalização e eficiência, além de posicionar CIOs e executivos de TI como parceiros estratégicos na organização.
Nesta lista de tendências, o Gartner – empresa americana de pesquisa e consultoria – cita a inteligência artificial generativa, como uma das técnicas de IA que chegam com mais força ao mercado incorporando métodos de aprendizado de máquina.
“A inteligência artificial generativa pode ser usada para uma série de atividades, como a criação de códigos de software, o desenvolvimento de medicamentos e o marketing direcionado. Todavia, se usada indevidamente, essa tecnologia pode facilitar golpes, fraudes, desinformação política, identidades forjadas e muito mais. Até 2025, prevemos que a inteligência artificial generativa responderá por 10% de todos os dados produzidos, bem acima do 1% alcançado hoje”, explicou a consultoria.
O conceito de experiência total também aparece como tendência. Uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente, do funcionário e do usuário e a multiexperiência, assim como a engenharia de inteligência artificial, uma abordagem integrada para modelos operacionais de IA. “Até 2025, os 10% das empresas que estabelecerem as melhores práticas de engenharia de IA gerarão pelo menos três vezes mais valor pelos seus investimentos nessa tecnologia do que os 90% das empresas que não o fazem”, disse David Groombridge, VP Analyst do Gartner.
Para saber mais sobre essas tendências e como elas impulsionam os negócios digitais, leia a publicação na íntegra no site do Gartner.
Fonte: Gartner Top Strategic Technology Trends for 2022, AIOT Brasil
Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791
Compartilhe: