Postado em: 17 de setembro de 2021
O impacto da adoção de boas práticas de Governança Corporativa junto aos conselhos e comitês.
A Governança Corporativa está pautada em 4 pilares: transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa. Para que a empresa alcance os pilares propostos nas boas práticas, de acordo com decreto 8.240/2015 e demais atos adjacentes, é sugerida a implantação de uma estrutura de Governança através da criação de conselhos, comitês de assessoramento e demais instâncias especiais.
Segundo o IBGC “O Conselho de Administração é o órgão colegiado encarregado do processo de decisão de uma organização em relação ao seu direcionamento estratégico. Ele exerce o papel de guardião dos princípios, valores, objeto social e sistema de governança da organização, sendo seu principal componente”.
Fica evidente a importância da composição de um Conselho de Administração colegiado e multidisciplinar, que possibilite tomadas de decisões imparciais, visando os interesses da organização. Isso também, pois outra competência do Conselho de Administração é monitorar as diretorias e atuar como elo entre estas e os sócios.
Para o assessoramento do Conselho de Administração são instituídos os comitês temáticos, que possuem papel imprescindível na estrutura da Governança Corporativa, uma vez que auxiliam em assuntos específicos de sua competência. Além de fazer as recomendações necessárias, os comitês possuem a complexa responsabilidade de realizar o tratamento de denúncias, esta última sendo uma atividade exigida pelos processos de compliance.
Dada a importância e a necessidade de confiabilidade nos processos de Governança Corporativa, a BBTS desenvolveu o Aprovve Service, a fim de auxiliar e facilitar o funcionamento dessas rotinas. Dentre suas diversas funcionalidades, a solução garante que o processo decisório seja 100% digital, ágil e principalmente seguro. Com o advento da pandemia do novo Coronavírus, o Aprovve contribuiu para que a realização das reuniões, sejam elas presenciais ou virtuais, aconteçam inteiramente dentro do sistema, criando um histórico acessível e confiável, onde os colaboradores autorizados podem consultar e elaborar atas, que são assinadas digitalmente por todos os participantes.
A adoção de melhores práticas de governança deve estimular adequadamente o Conselho de Administração e a Diretoria a perseguir estratégias e objetivos do interesse da companhia e de seus acionistas, além de viabilizar a fiscalização eficiente de suas operações. Desta forma, as decisões dos conselhos e comitês precisam ser transparentes e ágeis, ainda que em reuniões por ambientes remotos ou virtuais assíncronas. Uma estrutura robusta de governança corporativa colabora para que a organização seja vista como mais segura e confiável e evidencia o cuidado da empresa com questões relacionadas a auditoria e compliance, o que agrega valor aos seus negócios e fortalece sua imagem junto aos acionistas, clientes, fornecedores e sociedade.
Se você tem interesse em temas relacionados a Governança Corporativa, não perca nossas próximas publicações.
Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791
Compartilhe: