Você está aqui: Home » BBTS em Pauta » Acervo » Governança Corporativa nas Estatais

Compartilhe:

Governança Corporativa nas Estatais

Postado em: 17 de janeiro de 2022

O conceito de governança corporativa já não é uma novidade para quem está habituado ao universo corporativo. Afinal de contas, todas as organizações empresariais que buscam as melhores práticas estão submetidas a um sistema de gestão pelo qual são dirigidas e controladas. Essas regras e processos que norteiam as decisões a fim de que as empresas alcancem os seus objetivos, tornando seus negócios bem-sucedidos, convertem no relacionamento entre seus gestores compreendendo sua ordenação. Além disso, por meio da adoção de boas práticas de governança corporativa, pretende-se otimizar o sistema de gestão das organizações, melhorando seu desempenho, e assegurando os direitos e interesses de todos aqueles que se relacionam com suas atividades. 

O que também não é novidade é que as empresas privadas já priorizam a governança corporativa há alguns anos e sua aplicação vem sendo cada vez mais reconhecida e comprovada.  

Devido ao crescimento e importância do tema, em 2016, o Governo Federal editou a lei federal 13.303/2016 (Lei das Estatais) com a finalidade de definir regras mais claras e rígidas no que diz respeito a compras, licitações e nomeação de diretores, presidentes e membros do conselho de administração. 

De acordo com Valéria café, Diretora de Vocalização e influência do IBGC, recentemente foi feita uma pesquisa sobre governança em estatais, indicando que a Lei realmente impulsionou e desenvolveu a governança nessas empresas, principalmente as federais e as listadas na Bolsa.  Valéria ressaltou ainda que “As empresas com o faturamento bruto acima de 90 milhões, realmente, aprimoraram muito a sua governança, o que é muito interessante, isso alavancou a melhoria da jornada da governança também das outras estatais mesmo das fechadas e as que não tinham de cumprir tudo o que a lei exige.”  

Nesse sentido, a importância da governança corporativa para as empresas estatais vai além da necessidade interna de estruturação e organização, dado o impacto que essas empresas desempenham na economia, nos cofres públicos e na qualidade de vida da população, quando prestam serviços de interesse público. Isso torna a adoção de um modelo de governança baseado em princípios e boas práticas, imune a interesses partidários, eleitorais ou pessoais não só obrigatório, mas imprescindível para boa uma gestão. 

A primeira edição do BBTS CONNECT, aconteceu no dia 26 de novembro de 2021 e contou com a presença de grandes nomes da atualidade, discutindo um tema tão em alta como Governança Corporativa. Quer saber um pouco mais? Assista o painel no Youtube por meio do link: BBTS CONNECT | Governança Corporativa e não perca as próximas postagens. 

#bbts #bbtsconnect #governançacorporativa#APROVVE #estatais 


Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791

Pular para o conteúdo