Você está aqui: Home » BBTS em Pauta » Acervo » Gestão de Projetos

Compartilhe:

Gestão de Projetos

Postado em: 14 de abril de 2022

A gestão de projetos faz toda a diferença no alcance de objetivos, e isso vale para sua vida pessoal ou profissional. Ela colabora desde a definição de compra de algum objeto de desejo até a aquisição de um imóvel, por exemplo, no entanto, é no ambiente corporativo que ela mais se destaca. Atualmente as empresas estabelecem objetivos a curto e a longo prazo e, para atingi-los, nada melhor que a formalização deste objetivo em um projeto – seja ele para alcançar os sete dígitos de faturamento, quem sabe lançar um novo produto ou ingressar em um nicho diferente de mercado.

Perceba que por trás de um projeto sempre há um objetivo, e o segredo para sua realização é a definição clara de ações, com prazos e priorizações. Já deu para entender a importância da gestão de projetos para uma empresa, não é?

Segundo Mary Duffy, escritora do livro Gestão de Projetos, “Projeto é um trabalho a ser executado com um objetivo final bem definido. Nas empresas, em geral, projeto se refere a um conjunto de atividades relacionadas umas às outras, envolvendo habitualmente um grupo de pessoas que trabalham em conjunto em alguma coisa que será realizada uma única vez, durante um período que vai de 1 a 18 meses.”. Desta forma, podemos afirmar que projeto é um empreendimento que envolve diversas áreas de uma empresa, que tem um objetivo claro e etapas bem definidas com início, meio e fim. A gestão de projetos corresponde então ao gerenciamento de todas as atividades relacionadas a estas etapas.

Conforme um objetivo assume a condição de projeto, ele sai do campo das ideias e adquire um ar de seriedade, passando a envolver mais áreas na empresa, dos colaboradores ao líder. Não podemos negar a importância da gestão de projetos, principalmente na segurança que ela oferece. Não que a gestão de projetos seja a prova de falhas – nenhum planejamento o é – mas evita o grave equívoco de empreender no escuro, desafiando o desconhecido. Além disso, demonstra o comprometimento organizacional com a realização dos objetivos propostos.

Entretanto, para o alcance de todos esses benefícios, é necessário aplicar alguma metodologia de gestão de projetos – e basta escolher, há metodologias para todos os gostos. Conheça algumas:

  • Ágil
  • Cascata
  • Scrum
  • Kanban
  • Prince 2
  • Six sigma
  • Project Model Canvas
  • Lean
  • Guia PMBOK
  • Extreme Programming (XP)

A gestão de projetos nos permite alcançar os objetivos com mais qualidade, reduzindo imprevistos e lidando melhor com os riscos. Com um projeto bem construído, prazos são mais fáceis de serem respeitados e dificilmente o gestor é surpreendido, pois em sua análise inicial havia uma estratégia considerando os piores cenários. Isso tudo resulta em uma economia significativa, pois os recursos financeiros são utilizados de maneira racional e sem desperdícios – fazendo mais com menos, a empresa se torna mais produtiva e eficiente.

Quer saber mais sobre gestão de projetos e suas metodologias? Fique atento às nossas próximas publicações.


Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791

Pular para o conteúdo