Você está aqui: Home » BBTS em Pauta » Acervo » Estrutura de Data Center da BBTS

Compartilhe:

Estrutura de Data Center da BBTS

Postado em: 16 de agosto de 2020

A BBTS conta com duas unidades de Data Center para processar, armazenar e prestar serviços aos nossos clientes. Conheça mais sobre a força do nosso poder computacional!

Contamos com uma capacidade de armazenamento de 1,3 petabytes em nosso Data Center São Paulo e mais 1,6 petabytes em Brasília. Somados, são 2,9 petabytes, que permitiriam a guarda de 101.362 (cento e um mil e trezentos e sessenta e dois) filmes em qualidade de Blu-ray disc (4k).

De memória RAM, temos 9,1 terabytes em São Paulo e 6,1 terabytes em Brasília, que equivalem a 3.891 (três mil oitocentos e noventa e um) iPhones 11 de última geração.

A nossa capacidade de processamento é de 3,98 terahertz no data center paulista e outros 3,526 terahertz na capital federal, equiparando-se a 4.691 (quatro mil e seiscentos e noventa e um) notebooks (Intel core i5, 1,6Ghz).

 

Infraestrutura
 

Para oferecermos tamanho potencial, as unidades de data center da BBTS passaram por grandes mudanças. Em São Paulo, no final de 2019, as equipes BBTS trabalharam no processo de modernização do data center que teve a sua infraestrutura totalmente atualizada, fruto de um investimento de mais de 30 milhões de reais do Conglomerado BB. A modernização ocorreu em todos os equipamentos e os ativos de Tecnologia da Informação: servidores, switches, links de comunicação, reconfiguração e atualização de softwares e sistemas. Remanejamos mais de 4 km de cabeamento de rede LAN no ambiente da BBTS.

O consumo elétrico do Data Center SP, em carga máxima, chega a 3.600.000 kWh, o que seria suficiente para abastecer uma cidade de 1.848 habitantes, como Aspásia, localizada no interior paulista. Isso gera uma necessidade de refrigeração de 673.641,74 BTUs, o que faz com que a preocupação com sustentabilidade ambiental esteja sempre presente em nossos projetos.

O Data Center do Distrito Federal funciona dentro do Parque Tecnológico Capital Digital, criado por uma parceria entre Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O prédio foi projetado para ser exemplo em construção limpa. São 25 mil metros quadrados de área construída e 5.200 metros quadrados de piso elevado. Para garantir a contingência de energia elétrica, o Data Center DF tem geradores abastecidos com biodiesel capazes de gerar 48 horas consecutivas de energia. Há um sistema automatizado de controle de temperatura e de combate a incêndios. Todas essas características asseguram a certificação TIER 4, o nível máximo fornecido pelo Uptime Institute, entidade reconhecida globalmente para avaliação de centros de dados.

 

Futuro

A transformação digital já começou e a BBTS está bem posicionada para enfrentar os novos desafios propostos ao mundo corporativo, garantindo produtos e serviços com qualidade, segurança e privacidade aos seus clientes, sempre atendidos por equipes qualificadas que asseguram o funcionamento das aplicações tão necessárias ao desenvolvimento e crescimento da sociedade.


Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791

Pular para o conteúdo