Você está aqui: Home » BBTS em Pauta » Acervo » BBTS busca integrar bancos e fintechs

Compartilhe:

BBTS busca integrar bancos e fintechs

Postado em: 20 de dezembro de 2020

Impulsionada pelo movimento open banking, estatal cria plataforma digital de múltiplos serviços.
 

A complexidade do ambiente regulatório que vivemos hoje no Brasil é, sem dúvida, um dos maiores desafios para o sistema financeiro no século XXI. O Banco Central (BC) aposta no open banking para fomentar  uma  maior  competição  no  mercado bancário e atrair mais clientes para o setor que, atualmente, tem uma janela de oportunidade com aproximadamente 40 milhões de pessoas sem conta em banco no nosso país.

Certamente, a maneira mais fácil de trazer essas pessoas para dentro do setor bancário é reduzindo os custos dos serviços para os clientes a partir de uma autorregulação que ofereça condições para que o ambiente seja realmente competitivo. Outra parte desse contexto regulatório é a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) que a partir de maio de 2021 aplicará sanções e multas para qualquer empresa que desrespeitá-la.

“Além disso, para as instituições financeiras tradicionais, alia-se a esses desafios, a imagem séria e sisuda das mesmas junto ao público mais jovem. Atualmente,  já são mais de 800 fintechs no país, que abocanham uma grande fatia desse segmento no mercado.” complementa Douglas de Castro Almeida, assessor de relacionamento com clientes da BBTS.

Ainda diante desse cenário de busca pela abertura no sistema bancário e da necessidade de proteção dos dados e da privacidadedos clientes, bancos e fintechs possuem características complementares e necessárias umas às outras: as fintechs mostram a inovação e agilidade que os bancos tradicionais precisam e, por outro lado, os bancos possuem a popularidade, tradição e segurança que o público em geral ainda não identifica nas empresas de tecnologia financeira.

Enxergando a oportunidade de viabilizara cooperação entre essas instituições, a BB Tecnologia e Serviços (BBTS) desenvolveu em parceria com a Skill Tecnologia, uma solução inovadora com a qual as duas empresas pretendem explorar esse mercado. O HivePlace é uma plataforma de integração por  meio  da  qual  instituições financeiras e de crédito serão, ao mesmo tempo, fornecedores e consumidores em um ecossistema útil e inteligente para todos, com investimentos por transações, gestão de suas APIs e das informações que pretendem disponibilizar.

“Ao invés de cada player do sistema financeiro realizar diversas conexões entre si, criando um emaranhado de integrações, poderá de forma padronizada realizar uma única integração. Como exemplo,as fintechs poderão oferecer linhas de créditos dos bancos tradicionais para seus clientes, quando conectadas a vários deles, ou um banco poderá ofertar diferentes fundos de investimento, além dos seus próprios.Todos que se conectarem ao HivePlace terão acesso a esses múltiplos serviços de forma escalável” afirma Douglas. A  estatal sustenta ainda que a plataforma digital é multifuncional e pode ser utilizada para prestação de múltiplos serviços em diversos segmentos.


Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791

Pular para o conteúdo