Postado em: 8 de outubro de 2021
Muito se fala sobre o open banking e o open finance, mas você sabe o que significam esses termos e quais as principais diferenças entre eles?
Open banking é um conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, por meio da integração de seus sistemas. Ele surgiu com a intenção de tornar o mercado bancário mais competitivo. Ao obrigar os bancos e instituições bancárias a disponibilizarem seus dados financeiros (com autorização prévia do cliente), o sistema permite que outros modelos de negócio ofereçam produtos e serviços. No entanto, com as complexidades do sistema financeiro nacional e por não se tratar de um modelo brasileiro, foram necessárias adaptações para adequá-lo às nossas necessidades. A partir dessas adequações surgiu o open finance.
Com um conceito mais amplo que vai além dos produtos bancários, o open finance permite que corretoras de seguros, companhias de câmbio, investimentos e fundos de previdência, por exemplo, ampliem seu escopo – desde que obedeçam a regulações pré-estabelecidas. Ele pode então ser entendido como uma evolução do open banking, uma ampliação que permite o compartilhamento de dados com instituições além dos bancos e fintechs, como corretoras, fundos de previdência e companhias de câmbio. Com o open finance – e a autorização do cliente – as informações financeiras poderão ser consultadas em um só lugar pelas instituições participantes, o que garante maior confiabilidade da informação e oportunidade de melhores condições em serviços financeiros para você.
Esse assunto tem novidades diárias, e será um dos temas do nosso evento – o BBTS Connect. Quer saber mais? Acompanhe nossas próximas postagens.
Assessoria de Imprensa | BB Tecnologia e Serviços
Brasília/DF – Asa Norte, SEPN 508, Bloco C – W3 Norte, 4° andar – 70740-543 – (61) 3348-5791
Compartilhe: